Role.. O quê?!
Aqueles que sabem, paciência. Aqueles que não fazem ideia do que começarei a falar neste blog, o esquema é o seguinte:
Sabe aqueles personagens de algum desenho animado, história em quadrinhos, anime, mangá e até mesmo de algum game que você simplesmente adora, se identifica ou então odeia porque alega que poderia fazer melhor? Ou então, sabe quando você acaba de assistir a um filme de aventura e fica imaginando como seria se estivesse vivendo aqueles momentos? Ao público mais moleque, sabe quando você fica emburrado porque o desenho acabou e também porque não nasceu com asas ou garras ou cauda de macaco, mas gostaria e muito? O ser humano tem essas limitações quanto aos superpoderes, mas em uma coisa ele não tem: criatividade.
O RPG (roleplaying game) foi criado pelos americanos Gary Gygax e Dave Arneson, em 1974, com o lançamento de Dungeons & Dragons. O sucesso fora imediato e o jogo é conhecido (e jogado) até os dias atuais, sem previsão de extinção.
Para jogar, é necessário dois jogadores, no mínimo, sendo que um deles deve atuar como Mestre, que é aquele quem administra a Campanha que jogam. É ele quem narra, descreve, cria outros personagens que influenciarão no jogo (conhecidos como NPCs), enfim, tem um grande "poder" nas mãos. Todos os jogadores (costumo chamar de players) possuem (incluindo o Mestre ou não) um Personagem que será o meio de interagir com o mundo em que jogarem, pois através dele haverá uma história criada por vocês que definirão seus modos de interpretação. Isso mesmo, você literalmente finge ser outra pessoa, como num teatro, o que difere é o público alvo: você.
Todo RPG precisa de dois itens básicos e indispensáveis: um Cenário e um Sistema.
Cenário - Não adianta ter com o que jogar, mas não ter onde, não é? Todo RPG precisa de um Cenário (específico ou não) para a Campanha. Batalhas, tramas, dramas, viagens, festas e eventos... Tudo acontece lá. Um Cenário pode ser uma rua, um bairro, cidade, estado, país, continente, planeta, o universo! O que dependerá é apenas do que seu RPG precisa, pois não há necessidade de usar o sistema solar como Cenário em uma Campanha que se baseia nos acontecimentos de apenas uma cidade, por exemplo. Cabe ao Mestre definir onde e em que época jogarão.
Sistema - A imaginação não tem limites, mas até mesmo aqui é necessário. Apesar dela ser a ferramenta principal (pelo menos para mim), não haveria muita graça se o Personagem não tiver que passar por perrengues na hora de lutar ou agir de forma extraordinária. Sistema é um conjunto de regras e condições que são usadas para as criações dos Personagens, desenvolvimento de combates e interações para com o Cenário. O Sistema se baseia na rolagem de dados, que são usados para definirem resultados, como quanto fora o dano que seu Personagem causou ou o quanto ele foi bem sucedido em uma situação inusitada (equilibrando-se em uma corda bamba, segurando alguém nas costas, por exemplo). Tais regras podem ser encontradas em livros específicos de RPG, chamados de Manuais Básicos. Não existe um e sim vários Sistemas, diferenciando até mesmo os tipos de dados a serem usados.
Depois de falar sobre o básico, provavelmente alguém está se perguntando: "quando o jogo acaba?" ou "como que vence?". O jogo não acaba e não elege um vencedor. O Mestre descreve as situações e os players interpretam seus Personagens com o intuito de fortalecê-los e, é claro, se divertirem através deles. Assim como sua própria vida, ela não acaba assim que conquista algo importante para si próprio. Quando você derrota o "Grande Dragão da Montanha de Erthenis, O Tirano", apesar de ter sido um grande desafio, por que parar por ali? Por que não seguir com seu Personagem para outras aventuras, outros desafios? RPG não tem fim nem mesmo quando morre, bastando apenas criar outro, e é por isso que eu gosto: não importa o que eu faça, continuarei jogando.
Lembrando que é um jogo coletivo, portanto chame seus amigos para experimentarem. Tenho certeza de que vale à pena ao menos pesquisar um pouco mais sobre o assunto. Use e abuse de sua criatividade, seja um grande guerreiro, mude o mundo (qualquer um deles!).
- Ocimar "Blendsoul" Reines
Assinar:
Comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário