sexta-feira, 22 de junho de 2012

Evolução a um palmo do nariz.



Não que tenha sido pouco notada, mas já faz alguns meses desde a Dragon Slayer de nº 32, que tem como capa uma adaptação feita para 3D&T de Highschool of the Dead -fenômeno dos animes e mangás de Daisuke Sato e Shouji Sato- onde a história gera em torno de colegiais japoneses e um apocalipse zumbi. A mistura é um sucesso, mas não falarei sobre a história nem sobre a adaptação. Pelo menos não toda.

O que me chamou a atenção foi o surgimento de um atributo: Resistência Mental. De acordo com a DS nº32, "A Resistência Mental mede sua estabilidade, sanidade e capacidade de se adaptar a situações extremas". Resistência Mental fornece Pontos de Sanidade da mesma maneira que Resistência já existente fornece Pontos de Vida (multiplica-se o valor do atributo por 5) e você os perde ao entrar em contato com situações consideradas "impossíveis", violentas, traumáticas para nós, meros humanos, lembrando que Resistência Mental afeta a mente e não o corpo.

Sejamos sentatos. Apesar da moda estar pegando e a maioria dos nerds do planeta estarem torcendo pelo Armageddon, "eles" (nomenclatura usada para as criaturas de HOTD) são coisas que não vemos todos os dias (pelos deuses! Em dia algum!), portanto, não importa o quanto queira, você ainda se borrará de medo ao se deparar com algo assim, isso pensando positivamente. Experiências traumáticas, violência, ações bizarras... Tudo que seja considerado diferente do que achamos mundanos causa dano mental. Se ainda não ficou muito claro, a adaptação traz uma lista de eventos, divididos em quatro categorias, que podem provocar dano mental. NÃO é possível recuperar Pontos de Sanidade da mesma forma que PVs (descanso) a menos que o Mestre diga o contrário, pois é necessário um tratamento apropriado. Uma âncora é algo que o personagem tem forte ligação. Ela serve para manter e restaurar PS. Apegar-se a determinados objetos, pessoas e sentimentos pode até salvar a vida de seus companheiros de você mesmo! A Vantagem Psicólogo (ver adaptação) também recupera PS.

Se os seus Pontos de Sanidade forem reduzidos a uma quantia igual ou menor ao referente atributo, significa que você está Perto da Insanidade, ou seja, terá que começar a agir de forma estranha. Seja lá como aja, não perderá o controle do seu personagem, mas todos notarão que há algo errado com você.
Realmente não vejo necessidade de dizer o que acontece se seus PS chegarem a zero, mas para encher a linguiça completar a postagem: você está louco. O Mestre terá controle sobre seu personagem e se de alguma forma ele recuperar pontos, poderá voltar ao normal, porém, qualquer dano mental adicional nesse estado insano deixará seu personagem permanentemente louco, perdendo o mesmo.


Eu disse que a nova regra me chamara a atenção, mas não disse exatamente porque. 3D&T sempre será um sistema que servirá como chave para novatos adentrarem ao Roleplay, mas não quer dizer que precisa ser eternamente simples. Jogadores das antigas ainda adotam "F+H+1d6" e justamente por isso surgiram os Super 3D&T, 3D&T Ultimato!, 3D&T Alpha e não o contrário! Nosso amado sistema precisou evoluir com mais Vantagens, mais Desvantagens, Raças, regras opcionais e a Resistência Mental é uma delas. Imagine aquele aventureiro, iniciante, portando apenas uma espada enferrujada e um broquete partido ao meio, direcionando seus passos para as aventuras que o esperam. Como um indivíduo desses se depara com uma alcatéia de Lobos Selvagens e não demonstra sequer um "frio na barriga"?! Coragem Total é para poucos, Mestre. Fica a dica.


Com algumas modificações referentes ao Cenário a ser utilizado, o atributo Resistência Mental pode ser mais do que uma regra opcional: é um meio para aperfeiçoar as técnicas de interpretação e, acima de tudo, a diversão.



- Blendsoul Reines
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...