quarta-feira, 4 de julho de 2012

Sua Campanha fazendo mais sentido!

Diferente dos RPG's online, o "RPG de mesa" (popularmente conhecido) exige dos players grande uso da imaginação e, consequentemente, tanto a história da Campanha quanto a história do personagem em si acabam tendo que produzirem um pouco mais de "sentido", por assim dizer. Raciocinando: em alguns jogos, você só precisa de Pontos de Experiência para ganhar nível e com apenas um clique, pode mudar a classe do seu 'char'. Agora, no RPG convencional, o player que deseja mudar sua classe ladina não pode simplesmente ganhar Exp. e então anunciar que, naquele exato momento, tornou-se um bárbaro sanguinário. Pelos deuses! Que sentido isto faria?!


Enfim, para resolver o problema da personalidade caótica de alguns players, citarei uma maneira simples de contornar esse tipo de situação, entretanto, sou muito fã de 3D&T e por isso estará bem claro que o método é para 3D&T (Alpha, especificando):

Mudando de Kit
O personagem deve ganhar, em Exp., a quantidade necessária para adquirir um novo Kit, no devido ambiente relativo ao mesmo. Por exemplo: um Mago pode retornar à Academia Arcana ou ao local onde se tornou um conjurador e lá deverá adquirir pontos o suficiente para se tornar um Mago de Combate. Para dificultar um pouco (ou simplesmente para demorar mesmo), deve-se incluir também a quantidade relativa às exigências do novo Kit.


Apesar de exigir um pouco mais do mestre, por ter que separar um ou mais dos personagens e ter que narrar da mesma forma, essa "regra" contribui para a história dos personagens, evitando aquelas mudanças repentinas de Kit no decorrer da Campanha, sem contar que pode evitar que alguém troque de personagem porque enjoou do mesmo e queria algo diferente. Vale ressaltar que mesmo separando-se do grupo, o player ainda ganha pontos de Exp., não ficando de baixo nível, enquanto os outros crescem juntos.
Para os usuários de outros sistemas, utilizem do básico da regra (que já é muito básica) para adaptar ao sistema usado. Não será difícil.






OBS: para não virar bagunça, todos devem chegar em um consenso: NÃO é recomendado dois ou mais personagens partirem em busca de novos Kits ao mesmo tempo, senão o grupo ficará muito dividido e criará mais trabalho para o mestre, por ter que narrar três ou mais situações simultaneamente. Procure também ir criando motivos aos poucos, para depois chegar à conclusão de se separar do grupo, porque ainda seria muito estranho decidir partir para mudar de Kit sem um motivo, no mínimo, plausível.


- Ocimar "Blendsoul" Reines
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...