sábado, 9 de junho de 2012

Marcadores de infância #01

Há alguns dias, reencontrei pelo Facebook um amigo que conheci pelo Orkut por meio de perfis classificados e nomeados como "fakes", que são contas de usuário de uma rede social qualquer, que você finge ser outra pessoa, com uma vida diferente, aparência diferente, até mesmo classe social é modificada (geralmente, adotavam a inestimável riqueza). Acha absurdo? Eu achava.
Eu não conseguia entender porque pessoas que têm seus próprios compromissos, amigos, trabalhos (ou não) -tudo real- aderiam à prática. Uma opinião psicológica talvez afirmaria que essas criam outras vidas por simples desejo daquelas serem reais. Por opiniões assim, achava essa ideia de fake pura besteira, até que comecei a encarar isso de outra maneira.  


Um outro amigo meu (claro que tenho!) fazia parte desse mundo, mas de forma diferente: ele tinha um fake de Naruto. Minha curiosidade foi atiçada e comecei a fazer perguntas sobre aquilo. Então vi que fake não era uma desculpa para ter tudo o que sempre quis -não necessariamente- e sim um jogo.  Pelo Orkut, havia outros mundos. Existiam fakes de Bleach, Final Fantasy, Devil May Cry, Harry Potter, Spirit, Ursinhos Carinhosos, Rei Leão, de tudo! Fake era a moda daquele tempo e me interessei rapidamente (adoro Naruto). Nas Comunidades eram criadas as Vilas Ocultas e cada tópico criado era uma área da Vila, geralmente:
  • Portões da Vila: Rau de entrada e saída dos shinobi da Vila;
  • Sala do Kage: local onde recebia missões e encontrava o Kage (óbvio);
  • Arena: onde realizava-se batalhas avulsas;
  • Praça de Alimentação: lugar para comer. Era mais um cenário para RolePlay;
  • Fontes Termais: lugar para tomar banho e relaxar, também usado para RolePlay;
  • Arredores da Vila: usado para RolePlay e para realização das missões dadas pelo Kage

No meu começo, não. Mas com o tempo tudo ficava cada vez mais organizado, diversificado e -de certa forma- sério. Fazer o login e adentrar em uma Vila era incorporar o personagem e realizar as tarefas de um legítimo shinobi. Obviamente, para você jogar, interpretava-se por meio de postagens nos tópicos. O que era ação e o que era fala do personagem era diferenciado por símbolos, como * ou + ou - ou {}, [] e cores. Depois -com ajuda do HTML- a formatação era mais complexa, podia-se acrescentar fotos do personagem ou do local para melhor compreensão do jogo e fontes de diferentes tipos também, para melhor estética. O Kage era o administrador da Comunidade, responsável por manter a ordem na Vila, distribuir missões, organizar eventos (como o Chunnin Shiken) e gerar alianças se necessário. Sim! Até mesmo alianças eram formadas com outras Comunidades/Vilas e depois de feitas, as Comunidades tornavam-se relacionadas umas às outras.

Provavelmente está se perguntando se existiam milhões de Vilas da Folha, da Névoa, da Areia... Bem, sim, mas também Vilas "originais", criadas no mundo de Naruto, porém não eram necessariamente as Vilas já existentes do mesmo. Minha Vila era Kankigakure no Sato: Vila Oculta da Neve (*olhos enchendo de lágrimas*)
Antes de se perguntar novamente, também existiam milhões de personagens iguais, como Naruto, Sasuke, Gaara, Sakura... Mas havia um recurso que, honestamente, foi o que me levou a participar desse mundo: os personagens eram editados. Com a ajuda de programas de edição de fotos (PhotoShop, PhotoFiltre, PhotoScape, Picasa, entre outros), aquele velho Naruto de sempre, com olhos azuis e cabelos loiros de repente possuía olhos e cabelos verdes, ou vermelhos, azuis, não interessava a cor, mudando superficialmente a aparência de um desenho, você tem algo novo, um novo personagem: você.






O que me fez escrever sobre fake e relacioná-lo a RPG foi o fato da interação de pessoas através da interpretação. É um jogo, não dá para classificar de outra maneira. Você se diverte, aprende a trabalhar em equipe, aguça seus métodos para redição de textos. Pelos deuses! Isso lembra o quê?!
Não sei se o movimento ainda é imenso, porque não jogo há séculos. Gostaria de saber se Kanki ainda vive e onde estão os outros que conheci. Acho que vou criar um fake de Tormenta... Sugestões?






- Blendsoul Reines
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...